Sábado, 08 de Maio de 2021
77-991167839
Geral Maranhão

Governo promove oficina sobre o Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde

A capacitação online, oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), acontece até esta quinta-feira (6).

04/05/2021 22h25
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Estado iniciou, nesta terça-feira (4), a Oficina SIOPS 2021, tendo público-alvo técnicos municipais e gestores responsáveis pelo preenchimento de dados do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). A capacitação online, oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), acontece até esta quinta-feira (6). 

“O cerne da temática da oficina é o SIOPS como ferramenta de gestão. A qualificação da informação que vai para o sistema é de fundamental importância. Assim, a SES entra como apoiadora dos municípios, que têm a incumbência de preencher os dados no sistema ligado ao Ministério da Saúde”, disse o coordenador do SIOPS-SES, Humberto Abreu.

Em razão da pandemia, o evento, que acontece anualmente, está sendo realizado de forma online. Além dos servidores do SIOPS-SES, a capacitação conta com o apoio da equipe gestora do Ministério da Saúde. 

Durante os três dias de capacitação, o evento conta com o suporte das facilitadoras Carla Emília Costa Cavalcanti, enfermeira e graduada em Direito, também especialista em Economia da Saúde; e Celia Rodrigues Lima, graduada em Ciências Contábeis e especialista em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil, Docência do Ensino Superior e Monitoramento e Avaliação em Saúde, que debatem temas como
“Conceitos e Introdução sobre o SIOPS” e “Acesso ao Sistema – Conhecendo o Sistema de Preenchimento”. 

Representando o Conselho Estadual de Saúde, a conselheira em Saúde Pública, Lea Márcia Melo, destacou o auxílio aos gestores e técnicos dos municípios no manuseio do sistema de orçamentos. “Será uma oportunidade, para municípios que estiverem participando, se envolverem mais com as ferramentas de planejamento orçamentário. Estamos gratos pela oportunidade, pois o conhecimento é base para uma gestão mais qualificada”, afirmou. 

Para Aurilívia Barros, coordenadora do Núcleo de Apoiadores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS-MA), a Oficina serviu para a orientação quanto ao bom trabalho prestado pelos gestores e técnicos dos municípios. “Ainda estamos vivenciando um momento crítico relacionado à pandemia, mas ainda assim houve a priorização desse treinamento, uma vez que ele considera a importância desse evento que só vem trazer melhorias ao nosso processo de trabalho”, considerou. 

O SIOPS é um instrumento de planejamento, gestão e controle social idealizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Ele é essencial para o levantamento de dados, que depois são enviados e declarados perante o Ministério da Saúde, responsáveis por gerar as informações das receitas totais e gastos com ações e serviços públicos de saúde das três esferas federal, estadual e municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 03h16 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

23° Sensação
12.1 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias