Sábado, 08 de Maio de 2021
77-991167839
Geral Pará

Uepa publica resultado final da revalidação de diploma de Medicina

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) publicou, nesta terça-feira (4), o resultado definitivo do processo de Revalidação de Diploma de Graduação do Curso de Medicina, expedido por instituições de ensino superior estrangeiras. A lista com...

04/05/2021 22h15
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Foto: Divulgação
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) publicou, nesta terça-feira (4), o resultado definitivo do processo de Revalidação de Diploma de Graduação do Curso de Medicina, expedido por instituições de ensino superior estrangeiras. A lista com os nomes dos 40 candidatos habilitados à classificação final do processo de seleção pode ser acessada napágina de acompanhamentodo certame.
 
Na quarta-feira (5) e na quinta (6), segundo o cronograma da seleção, o candidato deverá efetuar o pagamento referente ao valor complementar da taxa administrativa. Já até o dia 7 de maio, das 9h às 15h, o candidato deverá entregar o diploma médico original e o comprovante de pagamento da taxa administrativa na Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), localizada na Reitoria da Uepa, no bairro do Telégrafo, em Belém. Os documentos devem ser entregues pelo próprio candidato ou por procurador habilitado, para efetivar a classificação.
 
Na próxima semana, uma cerimônia on-line marcará a entrega dos diplomas revalidados.
 
Seleção -Destinados aos médicos que necessitaram regularizar o diploma para exercício da profissão no Brasil, a seleção recebeu 415 pré-inscritos. Destes, 330 confirmaram a inscrição e, agora, 40 profissionais foram habilitados para classificação final. Entre os participantes, candidatos de diversos países além do Brasil, entre eles, Cuba, Venezuela, Bolívia, China, Coréia do Sul, Alemanha, e Argentina.
 
O processo de revalidação foi efetivado em quatro fases: análise documental; prova teórica executada em duas etapas (múltipla escolha, com 100 questões, e descritiva); prova prática de habilidades clínicas; e análise pedagógica. Todas as etapas foram de caráter eliminatório e classificatório, e realizadas seguindo os protocolos de segurança para prevenção ao novo Coronavírus.
 
O aprovado agora terá o diploma da universidade de origem reconhecido, o apostilamento do diploma e o histórico. Com isso, será possível solicitar o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) para poder exercer a profissão.

Revalidação na Uepa

A Uepa realiza a revalidação e convalidação de diplomas desde 2017 para diversos cursos de graduação e pós-graduação. No entanto, em 2020, a Universidade incluiu o curso de Medicina no processo de revalidação e convalidação de diploma, em função da pandemia da Covid-19, que exigiu a entrega de mais profissionais da área da saúde para atuação no Estado do Pará.
 
Pra a pró-reitora de Graduação da Universidade, Ana da Conceição Oliveira, a participação da Uepa no processo de revalidação dos diplomas de Medicina expedido por instituições de ensino superior estrangeiras é mais uma ação que consolida a missão da Universidade, por meio do compromisso com a sociedade paraense em um momento de grande urgência, como o da pandemia. O objetivo da Uepa, segundo Ana Conceição, é dar prosseguimento à revalidação dos diplomas de Medicina expedidos por Instituições de Ensino Superior estrangeiras nos anos posteriores. “A Universidade tem o objetivo de continuar com o processo, nos anos seguintes de forma contínua, pois é uma forma de consolidar a missão institucional que temos com o povo paraense”, afirmou.
 
O diploma de Medicina de universidades estrangeiras deve ser revalidado no Brasil para o exercício da profissão em território nacional, segundo o Ministério da Educação (MEC).  A revalidação só pode ser feita pelas universidades públicas brasileiras que tenham cursos reconhecidos no mesmo nível e área, ou equivalente. 
 
Serviço:

De 5 a 6 de maio– Período para pagamento da taxa administrativa
Conta corrente 180.325-5, Agência 014, banco 037-Banco do Estado do Pará S/A - BANPARÁ ou por PIX, no C.N.P.J. 34.860.833/0001-44, em nome da Universidade do Estado do Pará (UEPA)
 
De 5 a 7 de maio- Período de entrega presencial da documentação original e comprovante de pagamento da taxa administrativa
Local: Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), localizada na Reitoria da Uepa (Rua do Una, 156- Telégrafo) em Belém.

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 04h37 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

23° Sensação
11.3 km/h Vento
64.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias