Sábado, 08 de Maio de 2021
77-991167839
Geral Espírito Santo

Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ recebe turma de internos e residentes

Os estudantes são supervisionados pela equipe do hospital e cumprem a carga horária segundo a escala vigente.

04/05/2021 18h20
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Espírito Santo

As mudanças no Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas" estão presentes também ao âmbito acadêmico, com a chegada de estudantes de Medicina dos últimos períodos da graduação, os internos e de médicos já formados em fase de especialização, os residentes. Ao todo, o hospital recebe 92 internos e 34 residentes de Cirurgia Geral, Ortopedia e Radiologia. Os estudantes são supervisionados pela equipe do hospital e cumprem a carga horária segundo a escala vigente. 

A coordenadora do Centro de Extensão e Pesquisa do Hospital, Aparecida Talule, explicou que as faculdades de Medicina localizadas na Grande Vitória, entre elas, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Emescam, Multivix e a Universidade de Vila Velha (UVV), firmaram a parceria com o hospital no intuito de ampliar a formação dos estudantes. Os hospitais que já dispõem do programa de residência contam com o hospital São Lucas para expandir o território de atuação dos residentes, que passa a ter uma experiência na referência em trauma para a Região Metropolitana — principal hospital para o atendimento às demandas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)  e Corpo de Bombeiros Militar (CBMES). 

“Ao recebermos alunos e residentes, estaremos colaborando para a formação do profissional. Junto à formação deste profissional, estimularemos os nossos preceptores a continuarem se atualizando, o que favorece a qualidade dos serviços prestados. E, claro, estamos ainda colaborando para o desenvolvimento de um País que irá contar com futuros profissionais mais capacitados”, frisou a coordenadora Aparecida Talule. 

Para Alexandre Bittencourt, diretor técnico da instituição, a presença de internos e residentes permite um ambiente de aprendizagem, reforçando a importância de manter a equipe atualizada para colaborar no processo de ensino. 

“Os residentes estão em uma fase de aperfeiçoamento da profissão. Já são médicos e trazem consigo o que há de mais atual e uma vontade muito grande de colocar em prática o que estudam na teoria. Enquanto os internos ainda estão na faculdade, mas já nos últimos períodos, portanto, são curiosos e têm sede de aprender, o que é ótimo para o hospital, que ganha em promoção de conhecimento”, explicou Bittencourt.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 03h36 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

23° Sensação
11.3 km/h Vento
64.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias