Sábado, 08 de Maio de 2021
77-991167839
Geral Espírito Santo

Governo do Estado anuncia expansão do Programa Morar Legal

Serão investidos R$ 10,4 milhões para a oferta de até 10.758 títulos de propriedade, beneficiando 28 municípios capixabas até o final de 2022.

04/05/2021 16h45
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Espírito Santo

O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (04), a expansão do Programa Morar Legal, que garante a identidade dos imóveis por meio da regularização fundiária. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande durante a entrega dos títulos de propriedade para moradores do bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 10,4 milhões, viabilizando a oferta de até 10.758 títulos de propriedade, beneficiando 28 municípios capixabas até o final de 2022.

“Essa é mais uma ação importante para dar dignidade a essas famílias. Ter a escritura do seu imóvel, por meio da regularização fundiária, traz mais segurança aos moradores, sabendo que aquele local é seu e ficará de legado para sua família. Permite ainda, entre outras coisas, que se possa usar o imóvel como garantia para fazer financiamentos. Além das pessoas que já estão recebendo a documentação dos seus imóveis, também estamos lançando a ampliação do Morar Legal, que vai entregar mais 10.700 novas escrituras em diversos municípios do Estado”, afirmou o governador.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, destacou que a regularização fundiária é uma das prioridades do Governo do Estado. “É uma das políticas públicas mais importantes porque legitima a posse da propriedade. Com a expansão do Programa Morar Legal mais famílias serão beneficiadas, levando segurança jurídica sobre a posse da área em que vivem”, disse.

De acordo com Marcus Vicente, as parcerias entre o Governo do Estado e Municípios serão formalizadas por meio de convênios ou acordos de cooperação técnica após a apresentação da documentação e condicionantes pelas prefeituras, além da visita técnica realizada pelas equipes da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Parte dos municípios a serem atendidos nesta fase foram selecionados para que atendessem os territórios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Será necessário que atendam requisitos básicos como: núcleos urbanos informais de interesse social; área indicada com infraestrutura essencial (sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, energia elétrica e solução de drenagem); apresentação de laudo ambiental; dentre outros.

Todas as dez microrregiões do Espírito Santo vão receber investimentos do Programa Morar Legal, colaborando para o desenvolvimento igualitário das regiões com base no Plano de Desenvolvimento Regional, do Governo do Estado. Os municípios que mantiveram um alinhamento estrutural, com equipe capacitada e que fizeram solicitação para o apoio técnico e financeiro ao Governo do Estado também serão atendidos na primeira fase do Programa.

Durante o evento de entrega dos títulos de propriedade aos moradores de Nova Rosa da Penha, o senhor Josemar Paulo Inocêncio Demuner, um dos contemplados do Programa Morar Legal, fez questão de registrar sua gratidão. “Só tenho a agradecer ao governador Renato Casagrande, pois antes a gente tinha posse e agora temos a escritura do nosso imóvel. Queria apenas falar um muito obrigado! Essa escritura traz segurança e paz para mim e meus filhos”, relatou. O governador também fez a entrega do título de propriedade à moradora Maria Aparecida Silva de Almeida.

Saiba mais

regularização fundiária é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais consolidados ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes. Ela transforma os núcleos urbanos informais em áreas legalizadas e garante o direito social à moradia, ao acesso a serviços públicos, promovendo a cidadania e qualidade de vida da população beneficiária.

As partes beneficiadas com a concretização da regularização fundiária são: Estado, Municípios e Famílias domiciliadas.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Governo

Giovani Pagotto

(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedurb

Fernanda Magalhães

(27) 3636-5002 / 99661-7588

[email protected]gov.br

%fim-post%
Governo do Estado anuncia expansão do Programa Morar Legal
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Governo do Estado anuncia expansão do Programa Morar Legal
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Governo do Estado anuncia expansão do Programa Morar Legal
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Governo do Estado anuncia expansão do Programa Morar Legal
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 03h56 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

23° Sensação
11.3 km/h Vento
64.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias