Quarta, 26 de Janeiro de 2022
77-991167839
Educação Bahia

Filmes produzidos por estudantes da rede estadual são selecionados para festival de cinema no Rio Grande do Sul

O evento é um espaço para a divulgação e valorização do trabalho audiovisual realizado no ambiente escolar e terá a cerimônia de premiação no dia 4 de dezembro, no Youtube.

29/11/2021 18h20
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Bahia - (Luana Marinho)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cada vez mais os estudantes da rede estadual de ensino vêm se desenvolvendo por meio da linguagem audiovisual. São exemplos disso os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e do Colégio Estadual Bolívar Santana, que tiveram filmes selecionados para o Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA), no Rio Grande do Sul. O evento é um espaço para a divulgação e valorização do trabalho audiovisual realizado no ambiente escolar e terá a cerimônia de premiação no dia 4 de dezembro, noYoutube.

O filme ‘O retorno’, dirigido pelas estudantes Delma Teles, 15 anos, e Rísia Sousa, 16, narra eventos após a chegada de um novo professor em uma classe de alunos desanimados e que notam grandes mudanças na escola, após uma pandemia da Covid-19. A animação ‘Gatos’, dirigida pela estudante Victória Costa, 16, conta como, depois de adotar um gato abandonado, uma jovem terá que lidar com uma grande surpresa. Ambos os filmes foram produzidos pelos estudantes do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, de Jacobina, que fizeram a oficina virtual ‘Filme, edite e publique’, ofertada de forma virtual pelo CJCC de Salvador.

Já o filme ‘História do Colégio Central’, dirigido pela estudante Renata Suzarte, que estuda no Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador, foi produzido na oficina ‘História.Doc’, também do CJCC. Além disso, a ex-aluna do CJCC de Salvador, Eduarda Duarte, que estuda no Colégio Estadual Bolivar Santana, foi selecionada com o filme ‘Mentes brilhantes’.

A estudante Delma Teles comemorou a seleção do filme. “Nunca pensei que um dia faria algo como um filme e seria reconhecida. Gostei muito da experiência de fazer, pois acrescentou muito na minha vida”, disse. Já a estudante Victória Costa afirmou que fazer o filme foi um grande desafio para ela. “Eu nunca tinha desenhado pelo celular, mas foi uma ótima experiência que despertou a vontade de querer aprender mais sobre isso”.

O professor da oficina, Diego Azevedo, comentou sobre o processo de produção dos filmes. “Foi um desafio devido as implicações impostas pela pandemia. No entanto, serviu para mostrar a potência dos Centros Juvenis como escolas de educação complementar, capazes de estimular os estudantes no exercício de suas autonomias enquanto sujeitos e empoderá-los como produtores de conhecimento”.

O CJCC de Salvador já participa do festival desde 2018 e, em 2019, ganhou as premiações de ‘Protagonismo negro’ e ‘Melhor direção’, na categoria Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Nesta edição, os filmes foram escritos na categoria Ensino Médio e existe a expectativa que sejam indicados ao Prêmio Especial por ‘Melhor filme vertical’ e ‘Melhor animação’. As indicações ainda serão anunciadas pelo júri do evento.

Sobre os CJCCs

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos, nas unidades existentes: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo dos CJCCs é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 01h51 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

22° Sensação
6.6 km/h Vento
77.6% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias