Segunda, 29 de Novembro de 2021
77-991167839
Assistência Social Tocantins

Governo do Tocantins capacita gestores e entrevistadores do Cadastro Único de 47 municípios

Capacitação ocorre no período de 22 a 26 de novembro em Araguaína

25/11/2021 17h20
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Tocantins
Governo do Tocantins capacita gestores e entrevistadores do Cadastro Único em Araguaína - Foto: Setas/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins capacita gestores e entrevistadores do Cadastro Único em Araguaína - Foto: Setas/Governo do Tocantins

Com a proposta de capacitar técnicos municipais que trabalham na gestão do Cadastro Único, em 47 municípios da região norte do Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza até esta sexta-feira, 26, treinamentos na cidade-polo regional, Araguaína.

O encontro, iniciado nessa terça, 23, visa repassar aos gestores e entrevistadores responsáveis por preencher o Cadastro Único a forma como deve ser feita a entrevista e quais as informações devem sercoletadas para que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos programas sociais.

OCadastro Únicoé um conjunto de informações sobre asfamíliasbrasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.As informações do Cadastro Único são utilizadas pelo Governo Federal, estados e municípios para efetivação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessasfamílias.

"Com o anúncio do Programa Auxílio Brasil, que vem substituir o Bolsa Família, o público da região de Araguaína aumentou muito e que a capacitação vem em um momento muito bom, trazendo informações de como melhor identificar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade. Prepara e melhora naquilo que a gente já conhecia, aprofundando mais e trazendo excelência para o atendimento dos entrevistadores, como também para sanar as dúvidas gerais, inclusive dúvidas sobre o Auxílio Brasil”, afirma a coordenadora do Cadastro Único de Araguaína, Daniella Rocha do Nascimento Chaves.

A gerente de Proteção Social Básica, Programa Bolsa Família e Benefícios da Setas, Raiza Ramos, destacou que “o mais importante é que os entrevistadoressaibam registrar de forma correta a realidade das famíliasque estão em situação de vulnerabilidade social, para que estas tenham acesso aos benefícios dos programas sociais”.

Gurupi e Natividade

A capacitação já foi realizada, na última semana, para os profissionais dos municípios da região de Gurupi. Na próxima semana será a vez de capacitar gestores e entrevistadores de 26 municípios da regional de Natividade. O objetivo é capacitar os técnicos do Cadastro Único dos 139 municípios do Estado.

Gestor municipal e entrevistador

Ogestormunicipal é o profissional responsável direto pelo Bolsa Família (atual Auxilio Brasil) e peloCadastro Únicono município. É ele que faz a articulação entre as áreas de assistência social, saúde, educação para viabilizar a gestão do programa e doCadastro Único,e é o principal interlocutor com o Ministério da Cidadania para o tema.

Entrevistador é o profissional responsável por receber as famílias e agendar as entrevistas, entrevistar (nos postos de atendimento e na residência da família, em casos de visita domiciliar) e digitar os dados coletados no Sistema deCadastro Único.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 19h07 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 29°

27° Sensação
7.9 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (28mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias