Segunda, 29 de Novembro de 2021
77-991167839
Geral Pará

Assistência da Emater fortalece produção em área quilombola em São Miguel do Guamá

O respeito à ancestralidade das comunidades tradicionais levou o governo do Estado a entregar o CAR à comunidade Santa Maria da Muraiteua

20/11/2021 00h20
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Pará

Cada amanhecer de novembro, mês da Consciência Negra, é mais um dia de trabalho na área quilombola Santa Maria da Muraiteua, em São Miguel do Guamá, município da região Nordeste. A área foi a primeira remanescente de quilombo no Pará a receber, do governo do Estado, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Coletivo Quilombola, módulo “Povos e Comunidades Tradicionais”. O ato de entrega ocorreu em outubro deste ano, durante uma dinâmica multi-institucional coordenada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), direcionadas às 60 famílias que já têm a posse dos mais de 400 hectares, ocupada há pelo menos 100 anos.

Quando a luz do sol incide sobre o igarapé que margeia as áreas, os agricultores já estão nas roças de mandioca, plantio de melancia, entre os pés nativos de açaí e castanheiras. O trabalho continua nas casas de farinha, na colheita de limão tahiti e nos canteiros de hortaliças.

Mais da metade da produção ainda é destinada à subsistência das famílias. Faltam tecnologia e capital de giro. “Mas todo dia de trabalho é também um dia de muita alegria. Hoje, com todo o estímulo, das crenças culturais às políticas públicas, olhamos para as nossas crianças e pensamos que aqui é um ótimo lugar para elas crescerem e continuarem a ancestralidade”, conta Fabiano Gusmão, 31 anos, mais conhecido como “Totty”, presidente da Associação Quilombola da Comunidade de Santa Maria do Muraiteua (Aquicosmam), que congrega as 60 famílias remanescentes.

Descoberta- “Na experiência de campo, costumamos dizer que ‘quilombo não se cria: descobre-se’, porque o Santa Maria existe faz mais de século, com toda a legitimidade dos descendentes. A atuação incansável da Emater, em parceria com órgãos como a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Iterpa (Instituto de Terras do Pará), está descortinando para o mundo a beleza da realidade quilombola no nosso município”, pontua o chefe do escritório local da Emater em São Miguel do Guamá, técnico em Agropecuária Odiwaldo Silva.

As próximas etapas do apoio da Emater são a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf/DAP) para a Aquicosman; a intermediação da participação da entidade no próximo edital de merenda escolar, para fornecimento à escola pública que fica dentro da própria comunidade, chamada prevista para o início de 2022, e a elaboração de projetos de crédito rural. Todas as ações devem representar um investimento superior a R$ 150 mil.

Entrega de Cadastros– Neste sábado (20), Dia Nacional da Consciência Negra, será realizado, com apoio da Emater, um evento para celebrar a tradição e a produção rural, das 09 às 17 h. Até o meio-dia, em um estande específico, a Emater entregará 40 CARs para agricultores tradicionais de quatro comunidades vizinhas: Castelinho do Tatuaia, Recreio do Tatuaia, Santana do Muraiteua e Tabatinga do Tatuaia. Equipe da empresa também vai verificar a demanda de DAPs individuais na região.

A programação inclui, ainda, concurso de beleza afro, oficina de penteados, rodas de capoeira, apresentação de dança típica e exposição de artesanato. A entrada é gratuita. 

Serviço:Celebração do Dia da Consciência Negra na comunidade Santa Maria de Muraiteua, em São Miguel do Guamá. Programação das 09 às 17 h. Acesso livre e gratuito. Melhor trajeto, a partir de Belém: Rodovia PA-127, KM-17, Estrada do 17, Comunidade Recreio, Ramal Santa Maria.

Texto: Aline Miranda – Ascom/Emater

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 16h47 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 29°

29° Sensação
12.4 km/h Vento
42.4% Umidade do ar
90% (28mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias