Segunda, 29 de Novembro de 2021
77-991167839
Geral Pará

Estado preserva história da Educação no Pará ao entregar a revitalização do centenário IEEP

Após anos de abandono, um dos mais importantes e tradicionais centros de formação educacional é devolvido a alunos, professores e a toda a população

16/10/2021 00h35
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

O prédio histórico do IEEP com a fachada iluminada no dia em que foi devolvido à população totalmente revitalizado pelo Estado
O prédio histórico do IEEP com a fachada iluminada no dia em que foi devolvido à população totalmente revitalizado pelo Estado - (Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará)
A fachada imponente do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), no centro de Belém, ganhou na tarde desta sexta-feira (15) – Dia do Professor - um brilho que não se via há 150 anos. A estrutura do prédio histórico foi totalmente revitalizada e devolvida à população pelo governador Helder Barbalho e pela secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. O prédio anexo ao espaço histórico também foi completamente reformado, e agora dispõe de salas de aprendizagem modernas e climatizadas.

Helder Barbalho destacou o compromisso do governo com a educação
Helder Barbalho destacou o compromisso do governo com a educação - (Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará)
“Este prédio, ao ser todo reestruturado, nós devolvemos para o Pará e Belém o patrimônio histórico. Prédio esse que cumpre a missão de ser um centro de formação de professores, além da escola que atua com o ensino médio e profissionalizante. Com essa formação, estamos capacitando mão de obra para o nosso Estado; dando conhecimento para os jovens no Pará”, destacou o governador.
Foto: Reprodução/Secom Pará

A cerimônia de entrega do tradicional Instituto de Educação do Estado, cuja história é indissociável da trajetória da educação no Pará, ocorreu na data em que as homenagens são dedicadas aos professores. O IEEP é a 78ª unidade escolar entregue desde o início da atual gestão, em 2019, consolidando o compromisso com o avanço da educação.

“Reafirmamos a valorização, a motivação, o entusiasmo de todos aqueles que escolheram a missão de formar e educar a nossa sociedade. Um plano ousado do governo do Estado veio para garantir o investimento de mais de R$ 850 milhões, do custo da sua folha de pagamento, para remunerar bem os seus professores, para poder resgatar uma dívida histórica. Já demos um passo decisivo para garantir um salário justo aos professores”, ressaltou Helder Barbalho.

Memorial- O evento principal ocorreu no salão nobre do IEEP, onde também foi instalado o “Memorial da Educação”, que conta a história do prédio do IEEP e do curso da educação paraense, incluindo suas personalidades. De forma didática, vários painéis narram fatos marcantes da trajetória do processo educacional no Estado.

Governador Helder Barbalho e o senador Jader Barbalho no momento de entrega da obra
Governador Helder Barbalho e o senador Jader Barbalho no momento de entrega da obra - (Foto: Alex Ribeiro - Ag. Pará)

Da solenidade também participaram autoridades, representantes da comunidade escolar e servidores que trabalharam na restauração do espaço e das peças que compõem o Memorial.

Mais de 900 alunos estudam na segunda escola mais antiga do Pará. Ao longo dos 150 de existência do IEEP, os estudantes ajudaram a construir as narrativas passadas nos corredores de “ladrilho hidráulico” e madeira nobre (pau-amarelo e acapu).

Do piso clássico, em madeira nobre, aos móveis, tudo passou pelo minucioso trabalho de restauração
Do piso clássico, em madeira nobre, aos móveis, tudo passou pelo minucioso trabalho de restauração - (Foto: Alex Ribeiro - Ag. Pará)

A professora Nazaré Silva é uma dessas ex-alunas. “O último ano que eu estive aqui foi 2016. O local estava muito ruim. Esse corredor principal parecia uma cachoeira quando chovia. Era triste. Mas esses dias que vi o vídeo, eu me emocionei. Fiquei enlouquecida. Eu disse que viria para essa inauguração. Eu fico muito orgulhosa de encontrar parte da minha história preservada aqui”, disse Nazaré, emocionada.

Laboratório de Informática é um dos investimentos do Estado para a qualidade do ensino na instituição
Laboratório de Informática é um dos investimentos do Estado para a qualidade do ensino na instituição - (Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará)

Respirando história- Para a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, o momento foi de reconhecimento e valorização de alunos e professores. Segundo a secretária, “é um momento muito emocionante. Aqui é uma história viva. Aqui nós respiramos história. Devolver isso à população é uma demonstração inquestionável da importância que o governo dá para a educação, não apenas em um dia como hoje, que é celebrativo, mas como um todo, já que também estabelecemos aqui o nosso centro de formação de professores, totalmente equipado. É um conjunto de coisas positivas a entrega desse patrimônio ao povo do Pará”.

Aluna com o tradicional uniforme do IEEP faz os agradecimentos
Aluna com o tradicional uniforme do IEEP faz os agradecimentos - (Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará)
Durante a cerimônia, personalidades que contribuíram com a educação paraense receberam "Menção Honrosa" em comemoração aos 70 anos da Secretaria de Estado de Educação e aos 150 anos do IEEP. Entre os homenageados estão ex-funcionários, ex-alunos, políticos e membros de entidades ligadas à educação.

Nova estrutura- O prédio histórico conta com 15 salas restauradas e um salão nobre, que abrigam salas de formação de professores e duas bibliotecas, sendo uma com acervo histórico. Já o prédio anexo tem cinco salas de aula, além de quadra poliesportiva coberta, biblioteca, laboratório multidisciplinar e de informática, sala de vídeo, salas para direção, secretaria e coordenação pedagógica, sala dos professores, sala de reuniões, arquivo, banheiros masculino e feminino, espaço de recreio coberto, espaços de convivência e equipamentos de acessibilidade a pessoas com deficiência (PcDs).

A presidente do TCM, conselheira Mara Lúcia (d), é uma das agraciadas com a Menção Honrosa
A presidente do TCM, conselheira Mara Lúcia (d), é uma das agraciadas com a Menção Honrosa - (Foto: Alex Ribeiro - Ag. Pará)

A fim de deixar os prédios em condições seguras e confortáveis para receber a comunidade escolar, o governo do Estado iniciou as obras em fevereiro deste ano, quando o governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço (OS). Desde então, profissionais trabalharam com todo o cuidado e empenho para resgatar as características originais da edificação. O projeto de revitalização foi executado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Por Evaldo Júnior (SEDUC)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 19h07 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 29°

27° Sensação
7.9 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (28mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias