Sexta, 15 de Outubro de 2021
77-991167839
Geral Pará

Estado e Prefeitura de Canaã dos Carajás alinham serviços da Usina da Paz

O município, que tem 27 anos de criação, se prepara para receber o complexo de serviços criado pelo governo do Estado, que incentiva principalmente a cidadania

28/09/2021 21h20
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Pará

O município de Canaã dos Carajás nasceu a partir da criação de um assentamento agrícola no Sudeste do Pará em 1982. Mas foi em outubro de 1994 que o Centro de Desenvolvimento Regional (Cedere) foi desmembrado do município de Parauapebas e ganhou autonomia político-administrativa, se tornando o município de Canaã dos Carajás. Ao longo desses 27 anos, Canaã vem se desenvolvendo, e agora será polo de uma das Usinas da Paz (UsiPaz), projeto do Governo do Pará, integrado ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

Na manhã desta terça-feira (28), representantes da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), de secretarias municipais, entidades locais e a prefeita Josemira Gadelha se reuniram para discutir os serviços que serão oferecidos na UsiPaz. 

Segundo o secretário adjunto da Seac, Raimundo Santos Júnior, as ações da prefeitura vão complementar os serviços do governo do Estado dentro do complexo. “Foi um dia muito importante porque a Seac se fez presente no município de Canaã dos Carajás, que é um polo de muita importância para o governo do Estado e para o Programa Territórios Pela Paz, uma vez que estamos implantando uma Usina da Paz aqui no município, que vai ser um grande complexo permanente de serviços públicos de qualidade para a população. Hoje fomos recebidos pela prefeita e por todo o secretariado, uma vez que o município de Canaã dos Carajás vai complementar as ações do Estado, levando os serviços que eles já realizam para dentro da Usina. É o governo do Estado em parceria com o Município para transformar positivamente a vida do cidadão”, ressaltou o secretário adjunto.

A Usina da Paz é integrada ao TerPaz, iniciativa do Governo do Pará coordenada pela Seac, em parceria com a iniciativa privada. A meta do Estado é a construção de 10 usinas, em municípios da Região Metropolitana de Belém e do sudeste paraense.

“As UsiPaz são grandes complexos de serviços. Aqui em Canaã dos Carajás também vamos disponibilizar um campo de futebol, piscina semiolímpica, dojô, sala de dança e todas as atividades que existem dentro da Usina da Paz, que envolve os mais diversos serviços públicos à disposição da população do município. Por isso, é necessário nós articularmos com a prefeitura para que eles possam também estar junto conosco, complementando as atividades que o Estado já vem realizando e planejando”, ressaltou o diretor das Usinas da Paz, coronel Marcos Lopes.

As obras da Usina da Paz em Canaã dos Carajás estão sendo executadas em parceria com a mineradora Vale, por meio de um termo de cooperação. O Estado não recebe nenhum recurso financeiro da empresa. A Usina será entregue ao governo pronta e equipada.

Sinergia- A prefeita de Parauapebas, Josemira Gadelha, destacou a importância da parceria do Município com o governo do Estado. “Nós trabalhamos em completa sinergia com o governo do Estado, para cada vez mais trabalhar a inclusão do município de Canaã dos Carajás, cuidar das pessoas, para que avancemos cada vez mais nos serviços na nossa política de atendimento, fazendo com que as pessoas tenham esse pertencimento, o sentimento de não só ser cuidado, mas também deles cuidarem daquilo que o governo e o município fazem. Nós estamos muito felizes com esse projeto. Todas as nossas secretarias estão envolvidas neste processo”, afirmou a prefeita.  

De acordo com o secretário de Governo de Canaã dos Carajás, Roberto Andrade, a Usina da Paz só vai trazer benefícios aos moradores do município. “Essa parceria é muito importante, porque o governo do Estado está chamando o Município para participar desse projeto grandioso, de extrema valia para atender as condições regionais de Canaã dos Carajás. Hoje trouxemos todas as secretarias afins, que podem estar contemplando essa parceria com o Estado, para que entendam o projeto e a partir daí desenvolver os serviços”, frisou Roberto Andrade.

As UsiPaz serão complexos de promoção da cidadania, com espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante, e espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. 

Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Após a reunião, os representantes da Seac, das secretarias municipais e a prefeita de Canaã dos Carajás seguiram para o canteiro de obras da Usina da Paz, para inspecionarem o andamento da obra.

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 23h29 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

28° Sensação
8 km/h Vento
37.6% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (17/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias