Sábado, 19 de Junho de 2021
77-991167839
Geral Tocantins

Servir alerta a população sobre mês de prevenção e combate ao glaucoma

Plano de Saúde dos Servidores conta com um total de 21 clínicas com especialização em Oftalmologia, disponíveis com profissionais capacitados para atendimento de seus beneficiários

26/05/2021 22h00
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Secom Tocantins
Em 80% dos casos, o paciente não apresenta sintomas e quando a pessoa percebe já perdeu pelo menos cerca de 50% da visão - Foto: Lia Mara/Governo do Tocantins
Em 80% dos casos, o paciente não apresenta sintomas e quando a pessoa percebe já perdeu pelo menos cerca de 50% da visão - Foto: Lia Mara/Governo do Tocantins

No dia 26 de maio, dia dedicado ao combate do Glaucoma, o Servir - Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins busca conscientizar seus beneficiários e a população em geral, sobre a prevenção e o tratamento da doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. O Glaucoma é uma doença que não tem cura e, quando não é tratada corretamente, pode levar à cegueira.

O Glaucoma ocular pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma, que só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar em objetos, pois começa a perder a visão periférica, que é quando vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados.

Em uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), dados apontaram que 80% das pessoas que têm glaucoma só buscaram o oftalmologista depois de perceberem alterações como perda de visão, olhos vermelhos, desconforto e visão embaçada.

O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intraocular, às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual. Ao ser descoberta, a doença pode ser controlada com medicamentos, que impedem sua progressão e o comprometimento da visão, alguns casos são passíveis de cirurgia a laser ou implante de drenagem no olho, a visão perdida, no entanto, não pode ser restabelecida.

A oftalmologista Susan Yano, especialista em glaucoma, explica que a enfermidade é crônica, sendo causada pela pressão elevada no olho.“Essa pressão aumenta quando existe a dificuldade do escoamento de um líquido que há nos olhos, chamado de humor aquoso e, com essa pressão elevada, o nervo óptico pode ser lesionado. Isso pode levar a perda irreversível da visão, por issomuitas pessoas que têm glaucomanão sabem, só percebem geralmente quando está com 50% da visão comprometida”, afirma.

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Por ser uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intraocular e impedem que a doença avance, provocando a perda da visão. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e uso do laser.

Sintomas

Existem três tipos de glaucoma. O mais comum é o primário de ângulo aberto, responsável por 80% dos casos e é precisamente o que ataca de forma silenciosa.

O glaucoma primário de ângulo fechado costuma provocar: dor ocular ou na cabeça; vista embaçada e olhos vermelhos. Isso acontece porque a pressão intraocular alcança rapidamente níveis muito elevados.

A forma menos comum e conhecida da doença é a congênita, incidente em recém-nascidos e crianças pequenas. É um tipo mais agressivo e causa: aumento significativo do globo ocular; lacrimejamento e sensibilidade à claridade e perda do brilho nos olhos.

Servir

O Servir conta com um total de 21 clínicas com especialização em Oftalmologia disponíveis com profissionais capacitados para oferecer aos seus beneficiários um diagnóstico e tratamento eficaz, para que sejaprevenido oucontroladoo Glaucoma ocular. Para agendar uma consulta, o servidor associado deve entrar em contato pelo número: 0800 511 3811 ou acesse o Guia Médico do plano através do link.http://18.223.130.243:8080/as-plansaude/pb/pages/pgguiamedicoexterno.xhtml.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 09h27 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

26° Sensação
25.1 km/h Vento
41.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias