Sábado, 19 de Junho de 2021
77-991167839
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova proposta que torna obrigatória limpeza periódica de parquinhos de areia

Texto remete a regulamentação da matéria para o Poder Executivo responsável pelas áreas (União, estados e municípios)

26/05/2021 18h25
Por: Erivelton Rodrigues Fonte: Agência Câmara de Notícias
Barbosa: esses locais podem se tornar locais de crescimento de microrganismos nocivos - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Barbosa: esses locais podem se tornar locais de crescimento de microrganismos nocivos - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), proposta que torna obrigatória a higienização periódica das áreas de prática desportiva e de recreação infantil que utilizam materiais como areia e argila. A medida tem como objetivo a prevenção e combate de bactérias e parasitas em geral e alcança espaços públicos e privados.

O parecer do relator, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), foi pela aprovação do Projeto de Lei 11039/18, apresentado pelo deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), na forma do substitutivo adotado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. O substitutivo incluiu a higienização das áreas de prática esportiva, não prevista no texto original.

Segundo o relator, embora sejam uma opção saudável de diversão, esses locais podem se tornar locais de crescimento de microrganismos nocivos. "Em 2015, por exemplo, pesquisa feita no Rio de Janeiro detectou contaminação em 12 das 13 áreas testadas, com altos índices de coliformes fecais e fungos", citou. "Situações semelhantes são encontradas por todo o Brasil, já comprovadas por estudos científicos em Brasília e Belo Horizonte", completou.

Regulamentação
O texto aprovado remete a regulamentação da matéria para o Poder Executivo responsável pelas áreas (União, estados, Distrito Federal e municípios). Assim, questões como tempo ideal de desinfecção e produtos a serem usados no tratamento deverão ser definidas em decretos.

Tramitação
O projeto será agora analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Serra do Ramalho - BA
Atualizado às 09h47 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

26° Sensação
25.2 km/h Vento
38.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias