BOM JESUS DA LAPA — Eleito prefeito de Bom Jesus da Lapa, pela terceira vez, o deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) pode não assumir o cargo, no dia 1º de janeiro de 2025. Em entrevista aos Políticos do Sul da Bahia, Ribeiro já considera seguir como deputado estadual.
Eures estaria em análise da decisão, o que tem repercutido nos bastidores políticos, sobretudo dentro do PSD baiano. Com uma possível desistência de Eures, assumiria em seu lugar o vice-prefeito eleito, Miguel Leles (PSD). Na eleição deste ano, Ribeiro venceu um ex-aliado, Fábio Nunes (PT), atual prefeito, que ficou em segundo lugar no pleito.
Caso abandone o cargo de prefeito, a situação passa a se assemelhar ao caso de Jânio Natal (PL). Em 2016, ele foi eleito prefeito de Belmonte, se diplomou, mas não assumiu, passando o cargo para o então vice-prefeito eleito, o irmão dele, Janival Andrade.
Esse caso, inclusive, foi julgado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) neste ano. A Corte baiana deferiu a candidatura de Jânio Natal sob acusação de terceiro mandato, mas a situação ainda deve ser julgada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mín. 23° Máx. 33°