Na manhã desta sexta-feira (2), o vereador de Carinhanha, no oeste da Bahia, Adirlan Soares Cardoso, conhecido como Pi do Luana (PP), teve o seu número de WhatsApp pessoal clonado, tornando-se mais uma vítima de um golpe cibernético.
O criminoso que clonou o número do vereador solicitou a um contato que realizasse uma transação PIX no valor de R$ 2,990, alegando que devolveria o dinheiro no dia seguinte. Felizmente, o contato não efetuou o pagamento exigido pelo impostor que se passava pelo vereador.
O parlamentar afirmou que iria registrar uma ocorrencia ainda na sexta - feira, e fez um apelo à comunidade, pedindo que não atendam a pedidos de transferências ou envio de dinheiro sem verificar a autenticidade da solicitação, especialmente em situações em que o pedido parece suspeito.
Pi do Luana também aconselhou as pessoas a não compartilharem informações pessoais, já que se trata de um golpe. Além disso, ele informou que registrará um boletim de ocorrência para que providências sejam tomadas.
DICAS DE COMO SE PROTEGER:
Para proteger sua conta do WhatsApp e evitar situações semelhantes, não compartilhe o código de confirmação e o PIN da confirmação em duas etapas com ninguém.
É importante ativar a confirmação em duas etapas e o fornecimento de um endereço de e-mail para redefinir o PIN, se necessário. Além disso é aconselhavél que as pessoas definam uma senha para seus dispositivos e fiquem atentas a quem tem acesso físico aos seus celulares, pois pessoas não autorizadas podem usar a conta do WhatsApp sem permissão.